segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Somos todos Plagiadores








Domingo, dia 27 de dezembro de 2009, ocorreu um fato que eu considero no mínimo engraçado. Fui acusada de plágio!

Não. Calma aí. Deixa eu explicar a visão de plágio da pessoa e quem é a pessoa em si.

Estava eu, num chat de RPG no orkut quando pedi a opinião de alguns colegas acerca da edição de imagem de um art meu. A personagem era a Tenebra, deusa das trevas, do mangá brasileiro Holy Avenger, muito conhecida pelos brasileiros fãs dos quadrinhos e do sistema de jogo para RPG de Tormenta.

Aí perguntaram se eu tinha outras personagens de H.A para mostrar, e eu disse que sim, inclusive havia desenhado a Niele.

Neste momento, apareceu o conhecido Kamus the Revenge, esta pessoa sempre procura alguém para puxar briga e no domingo fui a feliz sorteada, dizendo que eu roubei, plagiei a Niele, que era não é minha e eu não tinha o direito de desenhá-la.

Bem, leitores desta matéria, em nenhum momento em disse que ela era minha. Quando a desenhei e a apresentei aos freqüentadores do Deviantart dos Estados Unidos, França, Itália, Argentina e até da Coréia, eu citei que ela era criação de Marcelo Cassaro, pessoa esta que tenho grande admiração pelos trabalhos e personagens que criou. E citei também até mesmo H.A. como sendo um dos melhores quadrinhos feitos no Brasil nos últimos anos.

Mas, de acordo com a concepção deste garoto, eu e todos os fanartistas não deveríamos fazer desenho de personagens de quadrinhos. E que eu não sei desenhar. Bem, não me considero nenhum Shunya Yamashita ou Masamune Shirow da vida, nunca me considerei, mas acho que criticas deste tipo: “Você não desenha nada. Meu primo no primário desenha melhor que você.”, deveriam ser ditas por pessoas que tenham conhecimento sobre desenho ou que ao menos desenhem algo.

Pedi que nos mostrassem algum art feito por ele, para que o pessoal avaliasse. Nem preciso dizer que ele não desenhou nada, mas curiosamente mostrou um art do Batman dizendo que fora feito por um amigo dele. Só que ele esqueceu de mencionar que o amigo dele era MARC SILVESTRI. Francamente, ele acha que eu não reconheceria o traço do mestre Silvestri?

Agora falarei desta rapaz, Kamus the Revenge, (também conhecido como Hadar, Ikki, Aracne entre outros inúmeros personagens que cria para entrar nas comunidades que foi expulso) pessoa mal vista no meio RPG orkutiano e até mesmo expulso de várias comunidades por sua postura de sempre procurar brigas com os membros.

Se um chat começa a fluir na paz, se você elogia uma postagem, uma art ou edição de art, ele aparece para puxar brigas, ofender, começar um barraco. Chegando mesmo a ofender namoradas, esposas, profissões dos freqüentadores do RPG.

Em resumo, um pobre coitado que quer chamar a atenção a qualquer custo.

12 comentários:

  1. Pois é Kian, se for assim, todo fanartista é plagiador, principalmente de CDZ, como Diego Maryo, Marco Albiero, Jeromie Alquié e por ai vai, porque fanart é você desenhar o personagem sob seu ponto de vista e não está ferindo direito autoral de ninguém, pois não usa de forma comercial.

    Mas no caso desta pessoa é simplesmente inveja, não tem o que fazer, sendo que é uma pessoa reprimida em sua vida, não tem amigos e precisa atacar os outros para se aparecer, mostrando que o ser humano, as vezes, precisa se rebaixar ao ponto da humilhação, para poder se sentir mais "aliviado"

    ResponderExcluir
  2. Cara, é inpressionante como existe gente invejosa nesse mundo. E o pior, sem argumentos.
    Se ele não sabe desenhar, ninguém tem culpa. Não é preciso ofender os outros por isso.
    Eu não a conheço, mas falo como alguém que também desenha. . .Eu vi o link do deviantART da Kian, e pow, são maravilhosas as arts dela.

    ResponderExcluir
  3. Bad Minos Sith ~ The Killer of Kratos28 de dezembro de 2009 às 08:40

    Kamus The Revenge é o cara mais noob que eu já conheci quando era do Mundo RPG, agora eu estou me dedicando somente aos Espectros, mas ele era muito sem graça.

    E como o Dohko disse " se for assim, todo fanartista é plagiador, principalmente de CDZ, como Diego Maryo, Marco Albiero, Jeromie Alquié e por ai vai, porque fanart é você desenhar o personagem sob seu ponto de vista e não está ferindo direito autoral de ninguém, pois não usa de forma comercial. "

    É a pura verdade.

    ResponderExcluir
  4. Então, todas as crianças que fazem desenhos do Batman, Homem Aranha, Turma da Mônica e etc são plagiadoras.

    Esse Kamus não passa de um barraqueirozinho de quinta categoria, volta e meia aparece um desses pra fazer barulho pq é a única maneira q eles encontram pra se sentirem importantes.

    ResponderExcluir
  5. Ju, vc tem um chama pra gente mazelada não é mesmo? Rsrsrsrs.... Bobagem pura ou do contrário, temos um plagiador aí: Kamus não é o nome de um personagem do Kurumada? Então, com que direito o rapazinho aí pode usar o nome do Kamus para seu nick? Epa! Um plagiador! Rsrsrsrs... Puf! Cada uma que a gente tem que ser obrigado a ver...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Há algum tempo traduzi um fanfic em espanhol com permissão do autor e coloquei na minha página. Mais tarde descubro que alguém o copiou da minha página e postou como se fosse dele. Quando falo com o sujeito ele ainda ironiza perguntando se eu tenho os direitos autorais dos personagens do fic, pois senão o plagiador seria eu. Dá pra acreditar?

    ResponderExcluir
  7. Mário, esta doeu em mim.
    Cara de pau deste plagiador!

    ResponderExcluir
  8. Hhahahahaa mnas que engraçado, metado do que ela disse ai é mentira, a começar:


    Onde que eu disse que Silvetre era meu amigo? só se for na sua mera imaginação xD hhuuhaahuahuahuahuahuahuahuhuaa agora cala boca, vai que vc não passa de uma plagiadorazinha, que coloca o papel vegetal em cima e desenha e fala que é voce, a pelo amro de Deus, seus traços não tem perfil 3d, só sabe desenhar em dois planos, ridiucula, não persperctiva de sombreamente, em suma VOCE DESENHA MAL. hahahaha falar pelas costas é fácil, mas dizer a verdade, a pua biscate que vc é, não fala né? Voce entrou na Ba só pra dar a vitória ao Aiolia xD... hhahuau e eu tenho como provar, pena que o povo é cego, mas e dai, este bando de ratos eu quero distancia.

    ResponderExcluir
  9. o_o

    Não se tem que levar em consideração o que esse cara fala, já e mais que provado queele tem problemas serios de personalidade.

    ResponderExcluir
  10. Caraca, sem comentários. Se fosse assim, acho que nem mesmo a Antares teria o direito de desenhar qualquer personagem do mundo cdz, principalmente a fanart que eu pedi para ela da Daphné, ele iria alegar o que? Que ela me plagiou? XD

    KKKKKKKKKKKKK, fala sério, o Kamus SOFRE DE FALTA DE LAVA ROPA!

    ResponderExcluir
  11. Ju, você tem um sério karma! Como tem gente que adora te crucificar e jogar pedras! vai tomar uns banhos de sal grosso pra ver se melhora isso!!AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHA

    Mas você é superior a isso e...eu ia falar sobre o comentário mal educado mais pra acima, mas sabemos que não é preciso e que quem conhece seu trabalho e aprecia realmente arts sabe a verdade.

    beijosss

    ResponderExcluir
  12. Como a inveja é grande, não sabe apreciar um trabalho e fica querendo rebaixar a pessoa, lamentável isto, mas existe o lado positivo, significa que suas fanarts são boas para causar critícas, sejam elas positivas, negativas ou invejosas desta pessoa.^^

    ResponderExcluir